Visita do Engenheiro Agrônomo

Na segunda-feira 15/04/13, os clientes e funcionários da loja Agrobatista se beneficiaram de uma instrutiva palestra realizada pela própria empresa com o apoio da empresa BASF e conduzida pelo Engenheiro Agrônomo Chukuchi Kurozawa, professor titular aposentado da área de Fitopatologia da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, na UNESP, intitulada “Manejo doenças do Tomate”.

O engenheiro, consultor do programa Globo Rural exibido pela emissora TV Globo, começou ressaltando a importância da boa preparação do solo a fim de haver o desenvolvimento adequado das plantas. “Notam-se problemas”, continua o professor, “com relação à produção de mudas. Observamos que já estão com bactérias antes de ir ao campo” e isso é prejudicial porque contamina e compromete todo o processo. Assim, é importante que haja uma preparação para que isso não ocorra. “Uma boa limpeza no local, a proibição da entrada de pessoas diretamente do campo sem ter trocado as roupas e lavado as mãos e não reaproveitar as estacas da produção anterior, visto que elas contêm fungos e bactérias que contaminarão a produção atual”. O que pode ser feita é uma boa desinfecção das estacas, e para isso existem diversos desinfetantes, os mesmos usados em pocilgas e hospitais.

Outra preocupação analisada é com respeito à irrigação, feita de forma inadequada planta por planta, visto que forma covas que favorecem o desenvolvimento de bactérias. “É recomendado um sistema e irrigação via gotejamento, largamente utilizado mundialmente.” Além de prevenir a proliferação de organismos nocivos à plantação, já que a água não é diretamente lançada na folha, tal forma de irrigação economiza água e ajuda na parte dos fertilizantes, na provisão de nutrientes para a plantação. “Isso tudo faz parte do manejo”, conclui o senhor Kurozawa.

Noticias Agrobatista

Faça-nos uma visita!

Endereço: Praça Prefeito Cornélio Neto S/N - Dentro do Ceasa de Arcozelo / Paty do Alferes RJ - Brasil 26.950-000 Brasil // Telefone: (24)2485-3045